Efeitos que a depressão causa no cérebro.
- Estefani
- 7 de set. de 2020
- 2 min de leitura

Quando falamos em depressão não levamos em consideração os efeitos químicos que ela causa no cérebro.
Uma pessoa em condições normais pode ter seus neurotransmissores em alguns períodos em baixa e outros em alta, já quando falamos de uma pessoa deprimida, nesse caso é comum que seu sistema nervoso esteja lá no chão o tempo todo.
Por esse motivo, muitas pessoas com depressão devem buscar ajuda médica para o uso de medicamentos específicos para recomposição destas celular que estão em falta no nosso cérebro.
Mas o que são esses tais neurotransmissores?
Os neurotransmissores são moléculas responsáveis pela comunicação entre os neurônios, dentre elas a serotonina que é responsável pelo humor.
Pessoas deprimidas tem um menor número de neurotransmissores, e para piorar com o mecanismo natural de reaproveitamento dos neurotransmissores empurra algumas dessas células para dentro novamente. O resultado é que o nível delas despencam, assim derrubando também o humor.
Existe também uma pré disposição genética por trás desse desequilíbrio químico da depressão, por esse motivo pessoas quem tem o gênesis problema estão propensas a ter depressão.
Estudos realizados mostram que, filhos com pais deprimidos tem muito mais chances de desenvolver essa doença neurológica. Porém existe outros fatos que também desencadeiam a doença.
Mudanças constante de humor também podem influenciar nas taxas neurotransmissoras.
Por esse motivo as maiores taxas de depressão surge em mulheres, e em períodos gestacionais e/ou pós parto, onde a fase dos hormônios estão muito mais agitados.
Por isso da importância de gestantes evitar o estresse, além de ser prejudicial ao bebê, mulheres pré dispostas a depressão, podem desenvolver esse quadro.
Não esqueça que se você percebe que alguma coisa não funciona da mesma forma que antes ou que agora você está mais deprimido do que já esteve em algum dia, procure um médico especialista, para tratar e cuidar de você, não espere que um problema reversível se torne um problema interversível.
Esse é o conteúdo de hoje, compartilhe essas informações com mais pessoas para que elas entendam melhor o que pode estar acontecendo com elas, ou com você mesmo.
Aproveite e deixe seu comentário do que achou e me siga nas minhas redes sociais.
Um forte abraço e até a próxima.
Comments