Dependência Emocional
- Estefani
- 17 de set. de 2020
- 3 min de leitura

Você sabe o que é a dependência emocional? Conhece seus sinais? Já passou por isso alguma vez?
Hoje vamos discutir um pouco sobre esse assunto, e conhecer melhor os sinais da dependência emocional.
A dependência emocional está mais presente do que podemos imaginar, a dependência emocional não acontece apenas dentro de um relacionamento conjugal, ela pode acontecer também entre amigos ou familiares.
Mas o que é a dependência emocional?
É um transtorno psicológico, que costuma afetar ambos dentro de um relacionamento, quando um dos indivíduos possui o problema, podendo ser afetados homens e mulheres, hoje já sabemos que não se trata apenas de relacionamento entre casais, pode afetar qualquer tipo de relacionamento afetivo.
Quando pode surgir essa dependência?
Dependência Emocional na maioria dos casos tem um vínculo de fragilidade adquirida ainda na infância, isso significa que não apenas na proximidade, mas também na qualidade, quantidade e frustrações para a criança.
Isso pode possibilitar o indivíduo a desenvolver ou não confiança e segurança na relação com os outros.
Excesso ou falta de regras, punições e falta de amparo, segurança, carinho e amor causam a grande dependência afetiva e esta pessoa procurará por quem supra sua carência e insegurança na fase adulta da vida.
Alguns sinais que indicam dependência emocional.

Os sintomas de uma pessoa que sofre de dependência emocional são por muitas vezes:
Ciúmes excessivo, levando a pessoa até a fazer chantagens emocionais ou persuadir a outra pessoa.
Críticas constantes a outra pessoa ou as suas conquistas, só porque a outra pessoa fez ou conquistou aquilo sem ele(a).
Um cuidado excessivo com o companheiro, muitas vezes até limitando a pessoa.
O dependente emocional deposita única e exclusivamente a sua felicidade na pessoa que ele(a) é dependente. Ou seja, sem essa pessoa ele(a) não pode ser feliz.
A pessoa possui uma autoestima comprimida, sendo assim se inferioriza em tudo, cobra-se muito, chega a se humilhar e não se acha merecedor do companheiro(a) que tem.
Sempre põe em primeiro lugar o "achismo" do companheiro. Deixando assim seus sonhos, desejos, emoções reprimidos, passando a viver apenas a vida do outro.
Mesmo sabendo o que quer ou gostaria de fazer, não defende sua própria opinião.
O parceiro sempre tem a melhor opinião ou decisão, sendo incapaz de impor seus desejos com medo de ser descartado pelo parceiro.
Só se sente realmente bem quando o outro lhe dá amor, do contrário se sente desmotivado.
Mesmo vendo tudo desmoronando e estando infeliz dentro deste relacionamento, se nega a enxergar o que está vivendo, ignorando tudo, com a falsa esperança de que um dia tudo vai melhorar.
Tem o sentimento forte de culpa, colocando no outro a responsabilidade da sua felicidade, e se algo não der certo, já se sente culpado.
A pessoa costuma ter grandes oscilações de humor, sentindo-se dependente e feliz no relacionamento, mas odiando ao mesmo tempo essa dependência, levando a pessoa a várias discussões, acarretando com isso um quadro de vitimismo.
Estudos também apontam que, pessoas com dependência emocional, demoram ou simplesmente não percebem que são vítimas desse mal, pois a dependência emocional provoca um efeito anestésico, impossibilitando assim a percepção do problema.
É possível se livrar da dependência emocional?

A dependência emocional assim como qualquer outro tipo de distúrbios, ou dependências também é tratável.
Você pode escolher o caminho que julgue mais fácil para trilhar.
O mais importante aqui é dar o primeiro passo, que sempre será o mais difícil. Depois que percebe essa dependência e notar o mal que ela faz, a primeira coisa a se fazer é, querer mudar, a segunda é realmente dar o primeiro passo para a mudança.
Saiba que não será um caminho fácil e você vai querer desistir muito antes de tentar, por achar que a dor é muito grande para você suportar, porém entenda que você não precisa de outra pessoa para ser verdadeiramente feliz.
Ser feliz não é estar apoiado em alguém e sim caminhar ao lado da pessoa, sem se diminuir ou se sentir superior a ninguém.
E lembre-se, você é capaz de caminhar sem esse outro alguém, você precisa aprender a ser o suficiente para você mesmo. O outro deve se somar a você e a sua felicidade, e não ser o único motivo que te faça feliz.
Não deposite no outro a responsabilidade de te feliz.
Se preciso, busque ajuda de um profissional qualificado para se tratar a dependência emocional, pois ela também precisa ser tratada, já que é um problema sério.
É de extrema importância o tratamento, já que o mesmo ajudará a identificar de onde surgiu essa dependência, e auxiliará você a se livrar de uma vez por todas dessa dor. E fará você se sentir mais completo e aprender a levar a vida de uma forma mais leve.
Bem é isso, espero que tenham gostado do artigo de hoje.
Não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar com mais pessoas esse tipo de conteúdo. Aproveita e me siga nas minhas redes sociais.
Um forte abraço e até a próxima.
Comentarios